terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que são (ou o que foram) os Anunnaki?

A história referente aos Anunnaki é bastante controversa para um grupo de estudiosos. Para os historiadores e arqueólogos, eles são um grupo de divindades sumérias, acádias e babilônicas. Para os teóricos dos deuses astronautas, eles foram muito mais que mera criação da mente religiosa humana, mas sim seres que vieram de outras galáxias e deram conhecimento à humanidade.



De acordo com o idioma da área, Anunnaki significa “aquele que tem sangue real” ou “prole do príncipe”. Isso faz com que se tenha certeza da divinização dos monarcas sumérios e babilônicos. Esses governantes eram representados como os verdadeiros deuses presentes na terra e a religião girava ao redor deste credo.

Já para os crentes na teoria dos deuses astronautas, os Anunnaki foram alienígenas que desceram ao planeta e arrumaram a sociedade conforme conhecemos hoje: em Estado hierárquico, com códigos de leis, escrita, metodologia nas construções etc. Chegam a dizer que esses seres promoveram cruzamentos com mulheres da Terra e, hoje, somos resultado deste DNA complexo e diferente dos demais mamíferos.

Curiosamente, os sumérios tinham uma gradação para os seus deuses: Igigi era classe das divindades dos céus, ou do paraíso – compostos por dez seres, os “grandes deuses”; Anunnaki era o nome dado aos deuses terrestres, aqueles que supostamente viviam entre nós.

Entretanto, vale a pena pontuar que na Antiguidade os governantes eram vistos como verdadeiros deuses na Terra. Os faraós do Egito Antigo eram deuses regendo os seres humanos. Os governantes da Pérsia, da Babilônia, da Suméria também tinham tais características entre seus plebeus.



A teoria dos deuses astronautas ganha força porque o mito cosmogônico dos babilônicos diz que os Anunnaki construíram as coisas da terra, como a organização social humana. Mas os historiadores apontam que esta é apenas uma versão das várias existentes da mesma mitologia. De acordo com um mito babilônico posterior, os Anunnaki eram filhos de Anu e Ki, irmão e irmã deuses.

É interessante conhecermos essas vertentes do conhecimento, uma vez que abrem nossa mente para questionamentos sobre como a humanidade fundamentou seu pensamento moral em cima da religião, e como o próprio homem inventou os deuses com suas semelhanças.