quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Um clássico da ufologia: o caso da abdução de Filiberto Cardenas...

Filiberto Cardenas, de origem cubana, é motivo de controvérsia na comunidade científica. Ele alega ter sido abduzido por alienígenas em um caso clássico de estudos da ufologia, nas redondezas de Miami, em janeiro de 1979. Classificado como sequestro por alguns, o caso Filiberto ainda desperta debates bastante calorosos!


De acordo com os relatos da vítima, por volta das 18h, quando ele e alguns amigos voltavam para casa, inesperadamente o carro que viajavam parou na Estrada Okeechobee. Aparentemente o veículo estava desligado e sem bateria, e quando Filiberto e o amigo saíram para abrir o capô, viram-se cobertos por uma fortíssima luz violeta-azulada, acompanhada por um zumbido parecido com um enxame de abelhas.

A partir daí, o carro começou a vibrar estranhamente. Quem estava dentro do carro, a mulher e a filha do amigo de Filiberto, começaram a gritar. Cardenas disse que não podia se mover, pois estava paralisado de alguma forma, quando começou a subir no ar envolto daquela luz colorida, desaparecendo da vista do amigo, que ficou horrorizado com o ocorrido naquele final de tarde.


Recentemente, escrevemos sobre o famoso Caso de Roswell, que inaugurou a ufologia contemporânea. Leia aqui!

Recentemente, publicamos um post falando sobre a famosa Área 51, nos Estados Unidos. Leia aqui!

Recentemente, falamos sobre a abdução alienígena, um debate caloroso. Leia aqui!

Recentemente, escrevemos sobre a batalha de Los Angeles, quando a cidade parecia ter sido invadida por discos voadores. Leia aqui!

Recentemente, publicamos um post debatendo a constituição humanoide dos possíveis aliens. Leia aqui!

Recentemente, falamos sobre a Operação Prato, controversa operação do exército brasileiro. Leia aqui!

Recentemente, escrevemos um esclarecimento sobre o que são os chamados contatos imediatos. Leia aqui!

Recentemente, publicamos uma postagem explicando o que é e o que estuda a ufologia. Leia aqui!

Recentemente, falamos um pouco sobre o que é a MUFON, que investiga casos relacionados a abduções e avistamentos de Ovnis em todo mundo. Leia aqui!

Recentemente, escrevemos sobre a astrobiologia, que tentaria verdadeiramente comprovar e estudar a possibilidade de vida em outros planetas. Leia aqui!

Recentemente, publicamos um post explicando como se tornar um ufólogo. Leia aqui!

Recentemente, falamos sobre o controverso caso brasileiro conhecido como "os homens das máscaras de chumbo". Leia aqui!




Segundo os amigos, Filiberto subiu e desapareceu dentro de algo indefinível enquanto berrava para que não o levassem. Assim que a vítima foi supostamente sequestrada, o objeto voou em direção a oeste. Essas pessoas confirmaram toda a história enquanto Cardenas passava por um processo de regressão que, ao que tudo indica, ajudou a formular uma narrativa para o ocorrido. De acordo com algumas pessoas, após este episódio de abdução, a vítima passou a ser sensitiva, prevendo o futuro.

Depois que o objeto voador não-identificado foi embora, o carro voltou a funcionar e o amigo de Filiberto retornou às suas faculdades mentais, podendo entrar no veículo e fugir dali. Chamaram a polícia em um posto de gasolina, que começou as buscas.

A busca foi intensa e, horas depois, Cardenas foi encontrado na mesma rodovia, mas dizia não se lembrar de nada. Ele foi interrogado por um agente da polícia que classificou seu relato como sendo um contato imediato de terceiro grau. Também foi examinado no hospital e submetido a um teste de radioatividade. Os resultados foram negativos e ele foi liberado. No dia seguinte foi feito outro exame meticuloso que revelou que Cardenas tinha 108 marcas de queimaduras pequenas por todo corpo. Dias depois ele começou a ter sintomas estranhos, como transpiração excessiva, muita sede, mudanças violentas de temperatura, cheiro forte de enxofre, perda de memória e aumento no desejo sexual.


Depois disso acabou se tornando uma personalidade no ambiente paranormal, ao afirmar que recebia mensagens de extraterrestres e tinha o poder de visão em raio-x (ver através de paredes, por exemplo). Por muito tempo nos anos 80 foi uma celebridade instantânea na mídia norte-americana.

O caso Filiberto Cardenas permanece sem solução e explicação plausível. Todas as testemunhas mantiveram suas versões dos fatos sem modificar em nada suas versões. Ainda não é possível entender se o ocorrido poderia ter sido um fato ou uma farsa. O caso permanece aberto como um clássico da ufologia.