quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O balanço “fantasma” de Firmat...

Um vídeo feito na cidade de Firmat, bem no interior da Argentina, ganhou o mundo e assustou muitas pessoas, tirando o sono dos moradores deste distante lugarejo. Há muitos anos o fenômeno causa espanto: um balanço que simplesmente balança sem ninguém estar lá. Seria um fantasma? Confira o vídeo...



Diz a lenda de Firmat que se trata do fantasma de um menino de oito anos, que teria morrido na praça enquanto ela estava em construção, no início dos anos 90. As pessoas falam que essa criança tinha a mania de brincar entre os materiais da obra, aconteceu um acidente e o menino veio a falecer. Desde então sua alma penada fica vagando na praça, continuando a brincar no balancinho.

No entanto... é tudo uma farsa. Pura lenda urbana! Não há relatos de mortes durante a construção desta área de lazer. Então como o balanço – somente um entre três – funciona sozinho? Bem, o programa “Fact or faked”, do SyFy, esteve lá e resolveu todo o mistério.

Primeiro de tudo: não é uma linha puxada que causa o fenômeno. Também não é uma pessoa que impulsiona o balanço e depois grava o vídeo (podemos ver na gravação que a pessoa segura o balanço e ele volta a se movimentar). É tudo um mero erro de identidade!

De acordo com as investigações, o balanço que se movimenta solitariamente foi construído com um material diferente dos outros dois ao lado; além disso, ele tem um espaço maior entre as duas correntes. Curiosamente, isso facilitou para que o vento pudesse movimentá-lo a cada brisa ou ventania. Pode-se reparar no vídeo que o vento é intenso, fazendo barulho no microfone da câmera.

Ou seja, o mistério do caso de Firmat não é sobrenatural, somente uma manifestação da natureza. Graças às tecnologias disponíveis o caso de uma lenda urbana local foi gravado e virou motivo de especulação.